Trajetória de Sucesso
- Márcia Moreira
- 16 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2020

Preciso escolher minha profissão, e agora? Muitos jovens passam por este questionamento durante a fase escolar e nem sempre encontram com quem compartilhar essa dúvida.
Nos dias atuais, percebemos que pais estão deixando os adolescentes com a responsabilidade de encontrar o caminho e decidir sozinhos. Mas, será que os jovens querem realmente ficar livres neste momento?
Jovens, entre 16 e 18 anos, por mais que se considerem adultos e donos de si, na verdade, estão cheios de dúvidas acerca desta importante decisão. Eles estão conscientes que precisam fazer uma escolha e não querem que decidam por eles, mas, ao mesmo tempo estão ávidos por escutar boas conversas e saber opiniões sobre o que pensam para embasar suas ideias e conceitos.
Podemos dizer que a presença dos pais, nesta fase, é fundamental. Não como ditadores e detentores do poder de decisão, mas como coautores dessa nova obra a ser construída.
Além da parceria pais x filhos, o autoconhecimento, o conhecimento das profissões e o contato com profissionais de diversas áreas devem ser colocados em prática pelo jovem .
E, tão importante quanto os demais aspectos, elaborar um projeto de vida para uma trajetória de sucesso!
Comentarios